Copy
"Os recauchutadores terão um papel central no crescimento do setor"
Desmistificar alguns preconceitos que ainda existem no setor da recauchutagem e discutir formas de o potenciar, contribuindo de forma significativa para uma economia circular, foi o objetivo do ‘webinar’ “A Recauchutagem – Que Futuro?”, organizado pela Valorpneu e pela ANIRP, no dia 28 de setembro.
Durante a sessão de boas-vindas, Hélder Pedro, Gerente da Valorpneu, destacou a importância que a Valorpneu, enquanto Entidade Gestora do Sistema de Pneus Usados em Portugal, sempre deu aos recauchutadores nacionais, “contribuindo assim para a economia circular, um dos nossos grandes objetivos”.
A recauchutagem é a operação pela qual um pneu já utilizado, após cumprir o seu ciclo de vida, é reconstruído de modo a permitir uma nova utilização para o mesmo fim para o qual foi projetado. Apesar de ser uma atividade existente em Portugal há aproximadamente 60 anos, com circuitos comerciais muito bem definidos, tem ainda um grande potencial por descobrir, com grandes vantagens para o setor e para a tão desejada economia circular.
Entre os grandes números que importam sublinhar são recauchutados anualmente mais de 340.000 pneus em Portugal. Este sector representa um volume de negócio de cerca de 40 milhões de euros, contribuindo para PIB nacional, e emprega diretamente 400 pessoas.
Após a apresentação de um filme, onde foi apresentado o processo da recauchutagem, explicando as várias fases que o pneu tem de passar até ganhar uma nova vida, e alguns testemunhos de recauchutadores nacionais, Eduardo Santos, da Consultora 3Drivers, apresentou os resultados do estudo “Caracterização da Atividade de Recauchutagem em Portugal”. Numa primeira fase foi feita a recolha e avaliação da informação disponível sobre o setor, a nível nacional e a nível internacional, tendo como base o sistema de gestão de pneus usados e comparando o funcionamento do sistema em Portugal relativamente a outros países. Numa segunda fase foram realizadas entrevistas junto do setor, para recolher perspetivas dos diferentes agentes: um conjunto de recauchutadores, empresas produtoras de pneus, empresas de distribuição e transportadores e também os centros de receção da Valorpneu. De acordo com o autor do estudo: “Tentámos identificar oportunidades de melhoria e propor soluções para o desenvolvimento do setor”.
Entre as várias conclusões do estudo, destaque para o facto de “Portugal continuar a ser um dos países com o mercado de recauchutagem mais desenvolvido, com uma taxa de recauchutagem mais de duas vezes superior à média europeia. A operação de recauchutagem de pneus é contabilizada nas metas nacionais de gestão de resíduos, inserida na licença da Valorpneu, de forma autónoma até 2017 ou conjugada com a reciclagem, como acontece atualmente”.

Ler Mais

O estudo completo “Caracterização da Atividade de Recauchutagem em Portugal” está disponível aqui
 
Poderá assistir ao webinar em https://www.youtube.com/watch?v=Gg9KIW2ko2k
Certificado EMAS renovado até 2023
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) acaba de renovar o Certificado EMAS para a Valorpneu até 2023, sendo este mais um reconhecimento no seu desempenho ambiental. O EMAS, Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria, é um mecanismo voluntário que visa promover a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações mediante a implementação de sistemas de gestão ambiental, bem como a disponibilização de informação relevante ao público e a outras partes interessadas.

Ler Mais
 
Novo inquérito de satisfação

A Valorpneu acabou de lançar um Inquérito de Satisfação junto das oficinas, retalhistas, distribuidores ou outros pontos de geração de pneus usados.
Este inquérito tem como objetivo avaliar o nível de satisfação destes detentores de pneus usados, quer em relação ao Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU), quer ao nível de serviço prestado pela Valorpneu.

Ler Mais
 

Jardim d’Areias na Decathlon Matosinhos

No âmbito da European Mobility Week 2021, que decorreu de 19 a 22 de setembro, o Jardim d’Areias, com o apoio da Valorpneu, realizou o “Atelier Dar à Roda” na Decathlon de Matosinhos.

Ler Mais

Valorpneu marca presença na expoMECÂNICA

A Valorpneu vai estar este ano presente na expoMECÂNICA, num ‘stand’ conjunto com a ACAP/DPAI, entre os dias 15 e 17 de outubro, na Exponor, Porto.
Durante três dias o mercado de reposição automóvel vai apresentar inovações e soluções nas áreas de peças e sistemas, acessórios, reparação e manutenção, TI e gestão de estações de serviço.

Ler Mais

VALORPNEU - Sociedade de Gestão de Pneus, Lda.
Avª Torre de Belém, 29
1400-342 Lisboa
e-mail: valorpneu@valorpneu.pt
Website
LinkedIn