Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 54ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Saindo, hoje, no dia 21 de dezembro de 2022. Por aqui informamos tudo que acontece em nossos projetos e divulgamos eventos futuros onde se pode acompanhar nosso trabalho.
Campanha na Benfeitoria


 
Continuamos arrecadando! Está no ar o vídeo de nossa campanha na Benfeitoria. Nesse vídeo curtinho, de menos de 3 minutos, mostramos um pouco do nosso trabalho e para quais áreas precisamos do apoio recorrente de doadores individuais. A doação pode ser feita, mensalmente, a partir de 10 reais por mês, havendo brindes para quem doar a partir de 3 meses. Veja em: benfeitoria.com/ceasm
Para outras formas de doação veja nosso site: https://www.ceasm.org.br/doe
Matéria: a celebração da Copa na favela



O Jornal O Cidadão publicou a matéria "Vitória na Maré: o poder da Copa do Mundo na favela", abordando a celebração dessa festa na Maré. As ruas enfeitadas, a mobilização dos moradores para garantir a decoração e os projetos sociais de futebol se destacam. A equipe entrevistou o treinador Flávio Alves, do projeto Futuro da Maré, que acontece no campo da Rubens Vaz. Veja no site.
Museu da Maré leva atividades ao Catete



O Museu da Maré se fez presente, nos últimos dias 16 e 17, no Festival da Museologia Social, realizado no Museu da República. Esteve junto a outros espaços culturais como Museu Sankofa, Museu Vivo da Capoeira e Museu de Arte e Cultura Urbana da BF. Veja como foi a programação pelo Instagram.
Propostas da museologia social para a Cultura em 2023



O CEASM e Museu da Maré assinam o documento "Propostas do Movimento de Museologia Social para a Comissão de Transição da Cultura (2022-2023), rumo ao novo governo". Enviado à referida Comissão, que vai guiar as políticas na área de cultura a partir da posse do presidente Lula, o documento defende o nome de Mario Chagas ao cargo de presidente do Ibram e leva outras reivindicações. O documento está aberto para assinaturas no link: bit.ly/propostas-museologia
Falta d'água paralisa atividades



A Maré passou por uma intensa falta d'água, aproximadamente entre os dias 9 e 12 de dezembro, mas em algumas das favelas o problema já existia há semanas. Postamos nas redes cobrando uma posição da empresa Águas do Rio, pois além de não termos água na instituição fomos testemunhas do desespero de muitas famílias desprovidas do bem essencial para as atividades cotidianas.
CEASM recebe Prêmio Marielle Franco



O CEASM participou, no dia 12 de dezembro, do Festival Todo Mundo tem Direitos, promovido pelo mandato da deputada estadual Dani Monteiro. Junto a demais instituições e coletivos, fomos reconhecidos como promotores dos direitos humanos e recebemos o Prêmio Marielle Franco, que ficará exposto em nossa instituição.
Produção audiovisual: Semana de Arte Favelada



O Jornal O Cidadão publicou dois vídeos sobre a Semana de Arte Favelada, mostrando entrevistas com artistas mareenses que expuseram no Theatro Municipal e cineastas que exibiram seus filmes no Museu da Maré. Veja sobre o Theatro Municipal e sobre o Museu da Maré no Youtube.
A Lua da Maré fecha o ano do Entre Lugares



Nos dias 09, 10 e 11 de dezembro, o grupo Entre Lugares Maré apresentou o espetáculo A Lua da Maré, que envolve todos os alunos e fecha o ano do curso. A história, escrita pelo ex-aluno Jefferson Melo, conta a história da mareense Lua de 2012 a 2022, seguindo seu sonho de se tornar astronauta. Saiba mais e veja mais fotos em matéria do Jornal O Cidadão.
Museu recebe evento do 54x Favela



Aconteceu no Museu, no último dia 14, o evento "54x Favela: avaliação 2022 e perspectivas para 2023". Foi uma reunião de projetos apoiados pela Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à Covid-19 em Favelas do Rio de Janeiro, que financiou desde metade de 2021 mais de 60 projetos em todo o estado, incluindo o Maré do Bem Viver do CEASM. No evento, foram feitas conversas sobre continuidade dos projetos e houve, ainda, uma visita de campo pela Maré.
Matéria: projeto Música na Maré



O Jornal O Cidadão publicou matéria sobre o projeto Música na Maré, do Instituto Vida Real, que formou uma orquestra e dois coros com mais de 180 pessoas a partir dos 7 anos de idade. A matéria traz entrevistas com crianças que participam deste projeto, o professor multi-instrumentista e o fundador do Vida Real, Tião Araújo. Confira no site.
Turmas do CEJA se formam no Museu da Maré



O Museu da Maré foi sede, na última quinta-feira (15), da formatura de 40 pessoas no Ensino Fundamental, alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos, o CEJA Maré. A formatura teve os momentos de homenagens, recebimento do diploma e agradecimentos, causando emoção em familiares presentes. Leia algumas das histórias desses alunos no Facebook.
Jornal registra evento com Conceição Evaristo



O Jornal O Cidadão publicou a matéria "Conceição Evaristo lota evento na Flup", registrando a participação da escritora em evento no Centro de Artes no início do mês. A matéria traz trechos das falas de Conceição e da escritora haitiana Yanick Lahens, que também compôs a mesa Diário Íntimo. Leia no site.
Projetos fazem confraternização de fim de ano



O clima de final de ano é, em alguns projetos, de despedida, mas também de comemoração dos bons momentos de 2022. No final de semana dos dias 10 e 11, os projetos Preparatório para Ensino Médio (foto) e CPV fizeram suas confraternizações de fim de ano com os alunos e educadores.
CPV com inscrições abertas



O pré-vestibular do CEASM, o CPV, já está recebendo inscrições para a turma de 2023. A inscrição é feita via formulário, e é preciso responder a todas as perguntas presentes. As aulas se iniciam em 06 de março, e acontecem de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h35. Veja mais informações no post do Instagram e acesse o formulário.
Recesso de final de ano



Informamos que os espaços do CEASM e Museu da Maré entraram em recesso a partir do dia 19 de dezembro. A secretaria e o administrativo do CEASM permanecem fechados até o dia 09 de janeiro, e o Museu da Maré somente reabre no dia 24 de janeiro. Desejamos bom descanso e boas festas a todes!
CEASM: somos nossos sonhos e nossas lutas
Todas as edições
Inscreva-se para receber a próxima edição
Apoie o CEASM
Site do CEASM
Email
Facebook
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Copyright © 2022 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp