Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 34ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Por aqui informamos tudo que acontece em nossos projetos e divulgamos eventos futuros onde se pode acompanhar nosso trabalho.
CEASM recebe homenagem da ASFOC

Hoje (13), o CEASM recebeu a Medalha Jorge Careli de Direitos Humanos, como uma homenagem do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN). A equipe do CEASM e Museu da Maré se fez presente e ainda prestigiou a premiação de demais parceiros: o Fórum de Pré-vestibulares Populares (FPVP-RJ) com a Medalha Jorge Careli e a Frente Maré com o Prêmio Sergio Arouca.
A medalha foi criada em 2001 pelo Sindicato e é oferecida a pessoas, projetos, coletivos, movimentos sociais e instituições que se destacam na luta pela atenção social e defesa dos direitos humanos em nosso país. O CEASM foi selecionado pela Diretoria Executiva Nacional em respeito a todo o seu trabalho na Maré, principalmente no período de pandemia.
Confira mais fotos em breve no nosso Instagram.
Museu faz exibições públicas de Casamento na Palafita


O curta Casamento na Palafita, produzido pelo grupo de contadores de histórias do Museu, vem sendo exibido ao público em alguns espaços, como a Colônia de Pescadores da Vila do Pinheiro (foto), no dia 04 de dezembro. A colônia é também onde foi gravada uma das cenas mais simbólicas do curta, que mostra a noiva passando por pontes de madeiras soltas que, antigamente, ligavam os barracos de palafita uns aos outros.
Durante a exibição, 11 pessoas da Colônia estiveram presentes, entre  crianças e o pessoal da velha-guarda, gerando a maravilhosa e encantadora troca de experiências intergeracionais. A exibição ainda fez com que se contassem novas histórias, que logo acenderam memórias, relatadas por quem viveu e  continua fazendo a história da Maré, tecendo longas redes de pesca, união e afeto.



A segunda exibição do curta aconteceu na última sexta-feira (10) no Bar do Seu Zezinho, na Baixa do Sapateiro, e a próxima será para a equipe do Museu da Maré, na próxima sexta-feira (17).
Preparatório se despede da turma e comemora aprovações


Nos últimos dias, o curso Preparatório se despediu da turma de 2021 e de seus responsáveis. Na última sexta-feira (10), foi realizado um encontro com a turma no espaço do CEASM, marcando o fim desse ano letivo. 2021 foi um ano de muitos desafios, retomadas, emoções, muitas estratégias para o projeto continuar com a missão de compartilhar conhecimento! Entre aulas online e debates diários, ainda foi possível algumas vezes, com todo o cuidado necessário, ter momentos de troca e de lazer. Entre as educadoras e educadores ainda rolou muita formação continuada. Tudo isso foi tema também do encontro com os reponsáveis no sábado (11), num café da tarde.
Esse final de ano também traz as primeiras comemorações de aprovação: as alunas Marina Lima e Graziele Guimarães foram aprovadas para a Escola SESC, onde cursarão o Ensino Médio a partir do próximo ano, assim como outras duas alunas que passaram em 2020.
Leia mais sobre a despedida da turma no Instagram do Prep.
Inaugurada a Cozinha Solidária



No dia 04 de dezembro, a diretoria do CEASM foi representada por Luiz Antonio de Oliveira e Lourenço Cezar na inauguração da Cozinha Solidária, da Frente de Mobilização da Maré. A cozinha se destina à preparação de refeições para atender a população mareense em situação de fome, e o recurso para sua construção foi conquistado pelo Apoio a Ações Emergenciais de Enfrentamento à COVID-19 nas Favelas do Rio de Janeiro, recurso da ALERJ gerenciado pela  Fiocruz, e fruto da Lei 8972/20 da deputada mareense Renata Souza.
A arrecadação de alimentos depende da doação de valores ou os próprios alimentos, e o PIX da Frente é frentemare@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas em seu site. Nesse primeiro dia de atividades, a equipe pôde distribuir 300 quentinhas para os moradores da Maré, com o auxílio do trabalho voluntário de alguns parceiros, como o CEASM.
FPVP-RJ no Festival Todo Mundo tem Direitos



Na última sexta-feira (10) aconteceu o festival "Todo Mundo Tem Direitos", realizado pelo mandato da deputada estadual Dani Monteiro, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Representando o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ), marcou presença a coordenadora e educadora do CPV Nlaisa Luciano, para receber a Moção de Louvor e Congratulação pelos serviços prestados em busca da garantia de direitos, sobretudo o direito à educação. Saiba mais no Instagram do CPV.
Jovens Comunicadores: projeto tem turma mareense concluída



Terminou na última sexta-feira (10) a turma Maré e Pavuna do curso Jovens Comunicadores, realizado pela BemTV com financiamento da Unicef. Passaram pelo curso, desde setembro, mais de 50 jovens mareenses, que tiveram aulas de temas diversos, desde texto, design e vídeo, até saúde da população negra, importância dos conselhos tutelares, equipamentos de assistência social. A turma ainda aprendeu a transmitir informações verdadeiras e relevantes pelo Whatsapp, atingindo cerca de 14 mil pessoas. O CEASM foi parceiro da BemTV nessa formação, com representantes compondo a equipe Maré.
Ciclo de Extensão Cultura, História e Memória



Na próxima sexta-feira (17) o diretor do CEASM Luiz Antonio de Oliveira faz uma participação no Ciclo de Extensão Cultura, História e Memória, do IFRJ. Ele representará o Museu da Maré e abordará o tema “Memórias e Narrativas em Disputa”, junto com Antonio Carlos Firmino, do Museu Sankofa da Rocinha.

O Ciclo é realizado pelo Laboratório de Produção e Gestão Cultural, pelo Grupo de Pesquisa Territórios e Culturas e pelo Neabi IFRJ Campus Nilópolis, e integra o projeto Produção Cultural, História e Memória, aprovado no edital interno 05/2021 de fomento a projetos de extensão, do IFRJ Campus Nilópolis. É organizado pelos professores Alexandre Pimentel e Affonso Pereira, e está estruturado em cinco encontros com pessoas de perfis bastante diferentes e enorme contribuição nos debates que relacionam os campos da memória social, da história oral e da cultura. Como atividade de extensão, ele é aberto à comunidade externa e gratuito, com vários materiais de referência e emissão de certificado pela Coordenação de Extensão do IFRJ Campus Nilópolis. As inscrições se encerraram ontem (12).

 
Aconteceu no CEASM

  • Na última quarta-feira, o diretor Lourenço Cezar representou o Museu da Maré na "Roda de Museus da Favela: Cultura e Memória", a live de encerramento do curso de extensão “Teorias e Práticas para o enfrentamento de violações dos Direitos Humanos”. Pode ser visto no canal do YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
 
  • Também na última quarta-feira (08), o pesquisador do Museu Antônio Carlos Vieira participou de entrevista para o programa Papo Reto, da rádio Roquette Pinto, com a apresentação de Eli Benício. O tema da entrevista foi "Histórias das ruas da Maré", assunto que Antônio Carlos vem trabalhando num livro em produção.
     
  • Nos finais de semana de 27 e 28 de novembro e 04 e 05 de dezembro, o grupo teatral Entre Lugares Maré exibiu, no canal no Youtube, sua peça-filme Invencíveis.  A obra inteira foi gravada no espaço do Museu da Maré, majoritariamente na exposição de longa duração 12 Tempos da Maré, de modo que as diferentes partes da exposição dialogam com as cenas da peça. Saiba mais sobre a sinopse e equipe em nosso site.
     
  • Outro grupo que também fechou as atividades de 2021 no sábado (11) foi o Fórum Favela Universidade (FFU). Em seu 21º encontro, a equipe fez o balanço do projeto durante o ano de 2021, em especial da Jornada Científica Favelades Universitáries, e planejou o ano de 2022.
 
  • Na última sexta-feira (10) a equipe do Museu da Maré e CEASM se reuniu com o deputado estadual Paulo Ramos (PDT), após o mesmo participar de um evento na Clínica da Família Adib Jatene.
Recesso e cronograma dos projetos
 
Estamos nos despedindo do ano de 2021, para entrar em 2022, e alguns avisos são necessários:

Tanto CPV quanto Preparatório já finalizaram suas atividades com as turmas de 2021.
O CPV abre inscrições para a turma de 2022, que terá aulas presenciais, amanhã (13) e o período de inscrições, online, fica aberto até o dia 13 de fevereiro. O resultado será divulgado em 24 de fevereiro e as aulas se iniciam em março.
O Preparatório também inicia a pré-inscrição esta semana, no dia 15, e a mesma será online até o dia 05 de fevereiro. A confirmação de inscrição e a entrevista social ocorrerão entre 07 e 15 de fevereiro, a semana de acolhimento será a partir de 23 de fevereiro e as aulas se iniciam em 07 de março.
Nos dois casos é preciso acompanhar as redes sociais para acessar o formulário de inscrição.

Os espaços físicos do CEASM e Museu fecham no dia 18 de dezembro e reabrem em 10 de janeiro.
CEASM: somos nossos sonhos e nossas lutas
Edições anteriores
Inscreva-se para receber a próxima edição
Site do CEASM
Email
Facebook
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Confira a próxima edição no dia 09/01. 
Copyright © 2021 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp