Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 51ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Por aqui informamos tudo que acontece em nossos projetos e divulgamos eventos futuros onde se pode acompanhar nosso trabalho. Esta edição, excepcionalmente, vai ao ar um mês após a edição 50.
Apoio ao presidente Lula


A pouquíssimos dias do segundo turno da eleição presidencial, não podemos ficar neutros. Em nome de tudo que nós defendemos: a educação pública gratuita e universal, o acesso à cultura, a comunicação comunitária, a pesquisa de qualidade nas universidades, a preservação da memória. Em nome, também, de todo serviço público em desmonte, como o ensino básico e a saúde pública cuja população mais prejudicada é a das favelas. Não podemos continuar com um governo que despreza os mais pobres, que os submete ao desemprego, à alta dos preços dos alimentos e tem responsabilidade no estado de fome de 33 milhões de brasileiros.

Nosso voto é no Lula, na esperança de um Brasil que de fato se esforça por reduzir a pobreza, a fome, a desigualdade, e ampliar o acesso a direitos, principalmente para a população favelada.
CPV visita Museu Histórico e Museu de Astronomia



Nas últimas semanas tem sido intensa a agenda do CPV-CEASM: no dia 9 de outubro, o grupo de educadores levou parte dos alunos para conhecer o Museu Histórico Nacional, no centro do Rio.



Já no último domingo (24), o pessoal se fez presente nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão. Nas aulas de campo, cada local visitado e atividade presenciada é acompanhada da contextualização pelos educadores do curso. Veja mais fotos no nosso Instagram.
Homenagem a educadores



No dia 15 de outubro foi dia de homenagear as e os profissionais da educação! Em post nas redes, o CPV homenageou seus educadores destacando o compromisso com os valores do projeto, e utilizando o cordel "Formação Docente em Versos de Poesia" de Geronildo Ramos Pereira. Veja no Facebook.
 


 

Utilizando uma frase de Paulo Freire, o curso Preparatório para Ensino Médio também prestou sua homenagem a todos que atuam na educação, agradecendo pelo cuidado com os educandos e exaltando a esperança por uma escola de melhor qualidade.

Museu participa do encontro Conexão pela Paz



O dia 15 também foi marcado pelo encontro Conexão pela Paz da apoiadora Misereor, na Igreja de Santana. Levamos algumas atrações do Museu da Maré preparadas especialmente para esse momento, como a apresentação dos 12 tempos presentes em nossa exposição de longa duração, com direito até a música temática. Também fizemos uma breve exibição do filme Maré de Independência, da Coletivona, e ofertamos uma oficina de stêncil na qual muitos puderam estampar nossas imagens em camisetas. Veja mais fotos no Instagram do Museu.
Apresentação sobre o museu em evento acadêmico



O Museu da Maré registrou em suas redes a participação do arte-educador Matheus Frazão na Jornada Discente do PPGH/UDESC, também conhecida como Intervenções Históricas, em Santa Catarina, em final de setembro. No evento, Matheus falou um pouco sobre o Museu da Maré e a exposição de longa duração Maré em 12 Tempos, fazendo a defesa de uma museologia social construída comunitariamente.

Saiba detalhes e veja fotos no Facebook.
Nota de falecimento: dona Myroneide



No dia 12 deste mês, perdemos uma amiga e referência na memória da Maré: Mironeyde Resende Belesa Neto. Dona Mironeyde foi uma mulher de luta, que, unindo Fé e Ação, carregava consigo grande parte da história da Maré. Agora temos certeza que ela descansa em paz nos braços de Nossa Senhora Aparecida, ao lado de seu filho Tadeu, que também nos deixou este ano. Nossa solidariedade aos familiares e amigos.

 

Jovens FAPERJ preparam novos moldes do Tempo do Medo



Nem todo mundo sabe, mas há renovação frequente de uma das partes da exposição do Museu da Maré. O Tempo do Medo tem como parte dos seus elementos moldes de paredes perfuradas por balas. No início deste mês, as jovens bolsistas da FAPERJ que atuam no Museu participaram de uma oficina de produção de moldes, que incluiu pesquisa de campo para encontrar paredes atingidas e a fabricação dos novos pedaços do cenário. Veja mais fotos no Instagram.
Em matéria, Jornal aborda saúde mental e violência



Dia 10 de outubro foi o Dia Mundial da Saúde Mental e, em referência à data, o Jornal O Cidadão produziu uma matéria sobre os impactos da violência policial na saúde mental de moradores. Além de números, traz entrevistas com profissionais da psicologia e psicanálise que contam os tipos de sofrimento mental que mais presenciam relacionados a essa violação de direitos. Leia completo no site.
CPV em publicação acadêmica



O curso CPV-CEASM foi tema de um artigo publicado nos Anais do 20º Encontro de História da Anpuh-Rio, pela educadora e pesquisadora Renata Carneiro. O artigo "História e imagem: experiência em sala de aula" aborda a percepção dos educandos do pré-vestibular sobre mensagens passadas em imagens, como campanhas de vacinação. No artigo, ela mostra como imagens simbólicas da cultura audiovisual, tanto na internet e na imprensa quanto em livros didáticos, são apresentadas e ressignificadas nas aulas de História do CPV, provocando um olhar crítico sobre as figuras. Saiba mais pelo post no Facebook.
Tecnologia na educação: protótipo



E os alunos de 5º ano do Prep continuam usufruindo da nossa parceria com a APDZ Educação, com as oficinas de robótica nas quais já chegaram no protótipo de algumas invenções! Veja mais fotos no Instagram.
Jornal O Cidadão entrevista: ginasta do Piscinão e dançarina do Pinheiro



Duas das matérias publicadas pelo Jornal O Cidadão recentemente mostram personalidades mareenses com grande potencial de sucesso. Uma delas é Geisa Barbosa, de apenas 10 anos de idade, que pratica ginástica artística há cerca de 2 anos e já se tornou medalhista. Com uma competição nacional marcada para novembro, a família arrecada doações para os custos da viagem. Conheça melhor a história pela matéria.



O jornal também publicou uma entrevista perfil com Lua Brainer: uma mulher trans, preta e artista, que se dedica à performance do tipo ballroom e já pisou em palcos do Rock in Rio e vários outros Brasil afora. Na entrevista ela conta um pouco da sua vida e dos espaços da Maré por onde passou que a levaram a se aproximar da arte e acessar oportunidades, como o Museu da Maré. Leia completo pelo site.
Alunos do 9º ano realizam seminário



E as atividades do Preparatório estão a todo vapor todo dia: nesse mês também rolou a semana de seminário, na qual os alunos fizeram apresentações em grupo de trabalhos passados pelos educadores Luiz Lourenço e Jessé de Geografia. Veja fotos no Facebook.
Matéria: cineasta da Maré lança filme no Festival do Rio



O Jornal O Cidadão registrou o lançamento do filme "Entre a Colônia e as Estrelas", do cineasta Lorran Dias, morador do Conjunto Esperança. O lançamento aconteceu no Festival do Rio, em 11 de outubro, e em entrevista o mareense conta como os diversos "nãos" que recebeu ao longo da vida o levaram a iniciar a Trilogia do Impossível no cinema. Leia no site do jornal.
Vem aí o Prep de Portas Abertas



O evento anual do nosso curso Preparatório para Ensino Médio está próximo: o Preparatório de Portas Abertas acontece no dia 05 de novembro. Nesta data, alunas e alunos da turma de 9º ano vão apresentar trabalhos que vêm desenvolvendo com os educadores. Assim, podem mostrar à família, amigos e todo mundo que comparecer, parte do resultado do curso.

O evento acontece das 14h às 17h na nossa sede: Praça dos Caetés, nº 7, Morro do Timbau. Entrada livre!
Museu convida para Feijoada de aniversário



E o dia 06 de novembro também é dia de encontro e celebração: acontece no Museu, a partir das 13h, a feijoada de aniversário de Lourenço Cezar, da nossa diretoria, e Cláudia Rose, coordenadora do Museu. A entrada é gratuita, sendo opcional a colaboração de 1kg de alimento, destinado ao grupo Especiais da Maré, e para adquirir a feijoada é preciso comprar antecipadamente. A feijoada ainda contará com apresentação do grupo Nova Raiz do Samba. Veja todas as infos no Facebook.
Caminhada Maré com Lula



Para nós, sábado é o dia decisivo para virar voto pro candidato Lula na eleição que acontece no domingo. Estamos promovendo e vamos participar da caminhada e panfletagem na Maré com Lula, que tem seu ponto de encontro no Museu da Maré às 9h, com café da manhã com a militância, e depois vai percorrer o bairro. Ainda teremos material para estampar camisetas, deixando nossa caminhada mais bonita!
CEASM: somos nossos sonhos e nossas lutas
Todas as edições
Inscreva-se para receber a próxima edição
Site do CEASM
Email
Facebook
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Copyright © 2022 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp