Copy
Veja esse e-mail no navegador
Esta é a 27ª edição da CEASM Informa, a newsletter quinzenal do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM). Por aqui informamos tudo que acontece em nossos projetos e divulgamos eventos futuros onde se pode acompanhar nosso trabalho.
Qual o seu Grito?

 
O CEASM manifestou nas redes seu apoio  ao Gritos dos Excluídos, protesto realizado na data de 7 de setembro há 26 anos. Leia um trecho:
"Diante do atual cenário antidemocrático, do projeto (neo)liberal defendido por  setores da sociedade brasileira é preciso recuperar  a importância do 'grito dos excluídos' para reposicionar as classes populares como protagonistas na defesa da democracia. (...) Neste marco de 199 anos da suposta independência do Brasil, pois o projeto colonial segue em curso, enquanto são convocados atos de grupos que desrespeitam a democracia e a cidadania no Brasil, nós reafirmamos o poder dos Excluídos".
Leia completo no Instagram.
Tempo de Esperança


O Museu da Maré concluiu a publicação de playlists referenciando os "12 Tempos da Maré", sua exposição de longa duração. A última playlista é a "Tempos de Esperança", uma playlist para falar do futuro que está em construção aqui e agora, do poder da esperança de mudar o mundo. Ela traz canções como "E vamos à luta", do Gonzaguinha, e "Novo Tempo", de Ivan Lins.
A série de playlists do Museu contou com 12 playlists, cada uma com 12 músicas, todas disponíveis no aplicativo Spotify. Clique para conferir.
Oficina do NEPS prepara para Mestrado


O Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais da Maré (NEPS-CEASM) concluiu no último dia 31/08 a primeira oficina ofertada pelo grupo. As experiências e estudos de seus membros foram colocadas em prática na oficina "Elaboração de Pré-Projeto de Pesquisa para Mestrado com base no edital da UERJ-FEBF". A oficina foi um grande sucesso desde sua divulgação, contando com 70 inscritas e inscritos em apenas um dia, e a média de frequência nos dois dias de execução foi de 44 pessoas. O Núcleo considera a experiência um grande sucesso e informa que divulgará a segunda edição em breve. Veja as fotos no Instagram.
4º Encontro Temático do FPVP-RJ


 
Aconteceu ontem (04) o último Encontro Temático do Fórum de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro. Dessa vez foram relembrados todos os debates e atividades dos três primeiros encontros e foi realizada uma Plenária de Sistematização, com o encaminhamento das propostas dos demais encontros. Teve o objetivo de discutir os próximos horizontes de atuação dos prés do Rio de Janeiro. É possível acompanhar o Fórum pelas redes sociais.
Homenagem: Dona Neusa Santana



A homenageada do Museu da Maré deste final de semana é uma mareense nascida na Bahia, que criou seus filhos e netos na Maré a partir de 1956, tendo vindo de pau de arara junto com o marido. Dona Neusa Santana dos Santos e Seu Mario Alves dos Santos se instalaram no Parque Maré, num pequeno barraco, e tiveram sete filhos. No depoimento ao Museu ela conta da paisagem onde vivia, de mangue, e de ter presenciado o aterramento do bairro. Dona de casa, ela também atuou como ministra de uma paróquia por vinte anos. A avó de Angela dos Santos, educadora do CPV-CEASM, hoje tem 10 netos e 12 bisnetos. Leia a homenagem completa no Facebook do Museu.
24 anos de CEASM: depoimentos



Na última semana, começamos a publicar nas redes sociais da instituição os depoimentos exibidos em nossas lives dos 24 anos. Trata-se de uma série de depoimentos de pessoas que passaram pelo nosso espaço e foram marcadas de alguma forma, relatando suas experiências e vivências nesse local, e os depoimentos serão publicados toda quarta e sexta-feira ao longo do mês de setembro.
Começamos pelo vídeo de Ana Carolina Alves (foto), de apenas 16 anos, ex-aluna do Preparatório, e também já está no ar o depoimento de Caeta Lima, educanda do CPV-CEASM.
Todos os vídeos ficarão em nossas redes sociais e no canal do Youtube.
 
CEASM em evento internacional de educação popular

O CEASM participa amanhã (06) às 12h do "Encontro Internacional Educação Popular e Cidadania: experiências e desafios". Em comemoração aos 24 anos da instituição completados em agosto, ocorrerá a exposição e lançamento do livro Maré em 12 Tempos. Mais informações podem ser obtidas em: http://www.even3.com.br/confedpop2021/

Chamada de publicações

A Comunicação do CEASM está iniciando uma seção no site da instituição reunindo as publicações acadêmicas a respeito da instituição e seus projetos. Se você já produziu um artigo, monografia, dissertação e outros trabalhos sobre ou que citem o CEASM, envie o nome do trabalho, autores e link de acesso para: comunicacaoceasm@gmail.com  

CEASM: somos nossos sonhos e nossas lutas
Edições anteriores
Inscreva-se para receber a próxima edição
Site do CEASM
Email
Facebook
Instagram
YouTube
FAÇA CONTATO

Se você tem sugestões, críticas, elogios ou dúvidas, faça contato: comunicacaoceasm@gmail.com
Se você gostou, compartilhe esta newsletter!
Confira a próxima edição no dia 19/09. 
Copyright © 2021 CEASM Informa, All rights reserved.


Se você recebeu este e-mail pela primeira vez sem ter se inscrito, você pode ter sido identificada/o como amiga/o do Museu da Maré.
Você pode continuar a receber nossa newsletter e também pode atualizar suas preferências ou se desinscrever desta lista.

Email Marketing Powered by Mailchimp