Copy
View this email in your browser
 
 
 
 
 
 
VET_GPS 
Ferramentas de Orientação para o Desenvolvimento de Competências Profissionais em Educação e Formação Profissional (EFP)


Boletim Informativo
2ª Edição

Já conhece o website do VET_GPS?

O website do VET_GPS já se encontra disponível, onde poderá aceder aos principais resultados do projeto, recursos e materiais promocionais. No website encontra ainda uma secção específica dedicada ao Desenvolvimento Profissional, onde poderá aceder ao Programa de Desenvolvimento Profissional Contínuo de Formadores/Tutores, dotando-os de competências e ferramentas que possam implementar nas suas sessões de formação, com o intuito de fomentar a aquisição e desenvolvimento de competências transversais pelos seus formandos.

wwww.vetgps.eu
Questionário “Competências Transversais nos Jovens Trabalhadores”
O projeto VET_GPS desenvolveu um questionário a nível Nacional e Europeu intitulado “Competências Transversais nos Jovens Trabalhadores”, com o objetivo de identificar um conjunto de competências transversais, possíveis de serem integradas nas ofertas EFP, fomentando a total integração dos jovens formandos nas empresas. Entre maio e junho, o questionário foi disseminado e um total de 173 respostas foram recebidas por todos os parceiros, excedendo o objetivo definido de 160 respostas. Brevemente, os resultados serão completados e apresentados num relatório global disponível no website do projeto.

Objetivos

Focus Groups

Foram promovidos, entre maio e junho 2018, 6 Focus Group nacionais envolvendo gestores, profissionais e formandos de centros de educação e formação profissional (EFP), com o objetivo de explorar estratégias de promoção do desenvolvimento de competências transversais nos programas de EFP.

Diferentes profissionais da Áustria, Itália, Portugal (2) e Espanha (2) analisaram e debateram sobre questões essenciais e partilharam as suas experiências e visão relativas ao projeto VET_GPS. As visões obtidas através do Focus Group, juntamente com a pesquisa internacional acerca do desenvolvimento de competências transversais efetuada, são a base para o desenvolvimento do guião do VET_GPS, a disponibilizar a centros de EFP de forma a apoiar o desenvolvimento sustentável de competências transversais em todos os níveis de formação vocacional para jovens e adultos..

Os resultados demonstraram uma elevada importância na convergência de opiniões especialmente acerca da importância do desenvolvimento de competências transversais na EFP. Descubra mais sobre os Focus Groups Nacionais:
 
Focus Group na Áustria
Dia 30 de maio, Blickpunkt Identität organizou um focus group envolvendo 5 psicólogos de diferentes instituições.

Dada a experiência dos participantes na orientação vocacional e apoio a formandos e o amplo conhecimento que têm a nível do sistema económico, estes profissionais assumem uma posição estratégica entre jovens e empresas. São profissionais que estão bastante familiarizados com o âmbito do projeto, quer na perspetiva dos jovens, como na perspetiva das empresas e no que diz respeito ao desenvolvimento de competências transversais para a integração de jovens no mercado de trabalho. Numa discussão de duas horas, os especialistas discutiram, entre outros assuntos, quais as competências transversais mais relevantes para diferentes segmentos laborais. Tendo ainda sido analisado e discutido as competências transversais essenciais para promover a prevenção do abandono precoce do sistema de EFP.
Focus Group em Itália
No dia 5 de junho ocorreu um focus group em Florença, organizado pela Pixel.

O objetivo deste evento foi desenvolver uma discussão à volta do tema competências transversais a serem desenvolvidas pelos jovens trabalhadores com o objetivo de serem caracterizados como mais atrativos para o mercado de trabalho. Cinco participantes estiveram envolvidos, dois professores EFP, um tutor, um responsável pela internacionalização de empresas da organização “guarda-chuva” para PME em Bérgamo e o coordenador de outra organização “guarda-chuva” em Téramo.

A discussão ocorreu à volta dos diferentes tópicos integrados no tema das competências transversais, mencionados anteriormente, e o grupo chegou a conclusões interessantes para o desenvolvimento do projeto VET_GPS.
Focus group no País Basco (Espanha)
A 5 de junho, Politeknika Txorierri (Espanha) organizou um focus group no qual participaram 6 formandos de diferentes cursos em contexto de trabalho, dois formadores (um dos quais Diretor de Curso) e o Coordenador dos Serviços de Empregabilidade.

O grupo sublinhou os seguintes pontos:
  • A importância da atitude e de ter uma autoconsciência saudável, que é traduzida em balanço e motivação/ disciplina/ persistência/ compromisso;
  • A importância de ter boas dinâmicas interpessoais, incluindo comunicação efetiva (sendo que ambos contribuem para saber trabalhar em equipa e assumir responsabilidades);
  • A relevância de ser-se flexível ou a capacidade de adaptabilidade - capaz de lidar com desafios, mostrar iniciativa, ter energia e entusiasmo, e trabalhar sob pressão;
  • A habilidade de resolver problemas que incluem pensamento crítico e planeamento, utilização profícua de recursos, atitude e criatividade.
Durante a discussão, os formandos referiram que têm, efetivamente, oportunidade de desenvolver as suas competências transversais em contexto de sala de formação, mas que é essencial reforçar o seu desenvolvimento em contexto de trabalho. Por seu lado, os representantes de empresas reconhecem que há um maior investimento e enfoque no desenvolvimento de competências transversais dos jovens, mas que existem diferenças de formando para formando, na consolidação e manifestação das mesmas.
Focus group em Madrid, Espanha
A 7 de junho, a CECE organizou um focus group inserido no projeto. Este evento foi bastante dinâmico e possibilitou a troca de experiências e visões, entre professores e formadores, acerca de competências transversais, nomeadamente as competências transversais essenciais para o desenvolvimento e progressão de professores e formadores.

O focus group decorreu durante o XI Dia de Entrega de Prémios de Empreendedorismo da CECE, sendo que a maioria dos participantes foram vencedores de prémios. O evento foi um sucesso, conseguindo reunir informação importante que terá certamente um impacto positivo no desenvolvimento do VET_GPS. Foi ainda possível discutir o atual estado do desenvolvimento das competências transversais, e de que forma devem ser avaliadas, de modo a alcançarem um nível superior e uma estrutura mais contextualizada sobre a forma como as competências transversais estão a ser transferidas atualmente.

Em geral, os participantes partilham da opinião de que os centros de educação e formação profissional têm vindo a investir bastante na promoção de competências transversais, havendo, no entanto, necessidade de melhorar a cooperação e comunicação entre educação/formação e empresas neste âmbito.
Focus Group: Igual a sucesso!
Portugal
Decorreram, no dia 15 de junho dois focus group em Portugal, um organizado pela Mentortec em Matosinhos e o outro pela ANESPO, em Lisboa.

Estes eventos tiveram como objetivo validar a lista de competências transversais identificadas como sendo relevantes para as empresas, passíveis de ser integradas nas ofertas de Educação e Formação Profissional. Os dois focus group contaram, no total, com 20 participantes de centros de educação e formação profissional e empresas num trabalho de grupo conseguido com sucesso através de uma interessante discussão acerca dos temas.

Conferências Internacionais

O Futuro da Educação, Itália
A 28 e 29 de junho de 2018 decorreu em Florença. a Conferência Internacional “O Futuro da Educação” organizada pela Pixel.

Diversos palestrantes, estudantes de doutoramento e professores viajaram de várias partes do Mundo para apresentar os seus artigos relacionados com o tema da educação. Durante os dois dias, uma sessão de posters foi organizada na qual diversos posters acerca de diferentes pesquisas e projetos foram expostos, entre eles o projeto VET_GPS apresentado pela Pixel.

Vários participantes demonstraram interesse e fizeram questões sobre os objetivos do projeto e resultados alcançados até ao momento, abrindo a oportunidade de discutir o tópico. Várias brochuras do projeto VET_GPS foram distribuídas aos participantes que demonstraram interesse em se manterem informados relativamente aos próximos passos do projeto.
Conferência Anual da Plataforma de Aprendizagem ao Longo da Vida, Viena
A 5 de junho, decorreu a Conferência Anual da Plataforma de Aprendizagem ao Longo da Vida em plena fase de transição da presidência Búlgara para a Austríaca do Conselho da Europeu.

EfVET, como habitual participante e membro da Plataforma de Aprendizagem ao Longo da Vida (LLLP), organizou uma apresentação sobre o projeto VET_GPS. O projeto tem como objetivo desenvolver e apresentar um conjunto alargado de ferramentas, guias e materiais para formandos, gestores e diretores de Educação e Formação Profissional, assim como professores e formadores (EFP). O EfVET introduziu aos delegados (LLLP) o trabalho desenvolvido até ao momento pelos parceiros do VET_GPS. Até ao momento, os parceiros continuam a trabalhar no desenvolvimento de um conjunto de ferramentas para orientação e coaching profissional, que resultará num documento com instruções e orientações como apoio ao currículo. Ainda, é esperado que os parceiros do VET_GPS contribuam para:
  • Aumentar a qualidade da oferta EFP;
  • Reduzir as diferenças entre as competências adquiridas na formação EFP e as necessidades do mercado laboral.
Os participantes LLLP mostraram-se impressionados com os resultados do guia preliminar para a integração de competências transversais na oferta EFP, que realça que as competências transversais estão, de facto, a apoiar os centros de educação e formação profissional e políticos na integração de novas estratégias e metodologias para a futura integração destas competências no sistema EFP.
The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the contents which reflects the views only of the authors, and the Commission cannot be held responsible for any use which may be made of the information contained therein. (Project Nº.: 2017-1-PT01-KA202-035953)
Facebook
Website
Email
Copyright © *|CURRENT_2018* EfVET, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp