Copy
DIAF News                                                                                                  Visualizar este e-mail no navegador
Informativo nº 08 - Dezembro 2019
Novidades e eventos da Assistência Farmacêutica disponíveis em um clique.
Eventos da Assistência Farmacêutica:
Cursos gratuitos e à distância
 
Para você que quer se atualizar na Atenção Primária à Saúde, veja os cursos de atualização e qualificação profissional na Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) !

Os destaques desta edição do DIAF News vão para:
Medicamentos na Atenção Primária (60h) e Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS (20h), este último somente disponível até fevereiro de 2020.

Veja quais outros cursos estão disponíveis e são do seu interesse na plataforma do
UNA-SUS.
Fortalecimento da Assistência Farmacêutica no Estado: oficinas presenciais e atualização em foco !
Alinhar objetivos e organizar fluxos de trabalho da Assistência Farmacêutica no Estado é uma necessidade constante, já que a rede é dinâmica e a saúde, uma área complexa.
Neste ano, como primeiro passo, o foco da DIAF foi apoiar, integrar e capacitar os profissionais estaduais das Regiões de Saúde por meio de encontros presenciais.
As três Oficinas para Fortalecimento da Assistência Farmacêutica nas Regionais de Saúde que ocorreram no segundo semestre de 2019 trouxeram excelentes resultados. A integração, atualização técnica e a troca de experiências (sempre exitosas) foram os destaques de todas as edições, que tiveram excelente avaliação por parte dos participantes. Que venha 2020 !
Novidades e Informações da Assistência Farmacêutica:
Novidades no CESAF: Componente Estratégico
 
Há muito requeridas, informações acessíveis e mais claras sobre os medicamentos do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF) agora estão disponíveis no sítio eletrônico da DIAF.

Além da listagem e fluxo dos medicamentos disponíveis no Estado, links e documentos específicos das diferentes patologias, temos também um QUIZ sobre o Estratégico, confeccionado pelas profissionais da DIAF que trabalham com programas do CESAF. São diversas perguntas instigantes, dando a somatória de acertos ao final e visualização das respostas corretas (para estudo e atualização profissional!). Acesse o site, navegue nos links e teste seus conhecimentos!
Novidades do CEAF
 
Já estão no ar em nosso site as últimas novidades e mudanças em protocolos e patologias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).  As patologias que tiveram mudanças foram, entre outras: Colangite biliar primária, Psoríase, Hidradenite supurativa, Púrpura trombocitopênica idiopática, Atrofia muscular espinhal (AME-5q tipo I), Uveítes Não Infecciosas, Doença de Paget, Distúrbio Mineral e Ósseo e Acromegalia.

As Notas Técnicas da DIAF informando das mudanças podem ser acessadas aqui. A lista geral de medicamentos do CEAF também foi recentemente alterada. Clique aqui e acesse a lista.

Doença de Crohn: atualização importante!

Informamos que o Resumo da Doença de Crohn foi atualizado e está disponível em nosso site desde setembro/2019. A novidade é a obrigatoriedade do calendário de administração de Infliximabe 10 mg/ml injetável em todas as renovações e adequações.

Doses até 3 frascos-ampolas/mês, podem ser renovados pelas Regionais de Saúde e UNIAFAMs. Acima de 3 frascos-ampolas/mês é obrigatório o encaminhamento de LME e receita, por e-mail à DIAF, para autorização central. Imprescindível o paciente apresentar o calendário sempre que houver alterações nas datas de aplicação. A partir de janeiro de 2020 não serão mais aceitos processos sem o documento. Acesse aqui o documento, que é anexo obrigatório.

Repost: QualiFar SUS
 
Que existe um recurso do MS para investir na Qualificação da Assistência Farmacêutica você já sabe. Mas, se você perdeu o prazo este ano ou não tinha os requisitos necessários para conseguir a verba para estruturação física de farmácias, prepare-se para ano que vem.
O Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS) tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada. Acesse aqui mais informações e prepare-se para 2020!
:: Nova Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) 2020 ::
 
Com papel estratégico para as políticas de saúde, a RENAME está alinhada com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que orientam os países a estabelecerem uma relação de medicamentos para orientar e promover o acesso seguro e racional às tecnologias. 
A RENAME 2020 atualiza o elenco de medicamentos e insumos disponíveis no SUS e define a responsabilidade pela compra e distribuição desses fármacos entre estados, municípios e a União. É uma lista norteadora importante para profissionais e gestores de saúde. Você a conhece?  
Acesse a nova lista aqui.
Desprescrição de medicamentos
 
Quanto mais medicamentos uma pessoa usa, maior a chance de interações medicamentosas e efeitos adversos. Cinco ou mais medicamentos ao dia o paciente já é considerado polimedicado ou em 'polifarmácia'. Neste ínterim, veja os 11 medicamentos/classes que, segundo a Medscape,  deveríamos refletir mais seriamente sobre receitar e/ou considerar a desprescrição. Acesse aqui o slideshow (em inglês) produzido pela plataforma online de atualização e educação para profissionais da saúde.
Congresso sobre o Uso Racional de Medicamentos: aconteceu !
 
Aconteceu em Brasília, de 10 a 12 de dezembro, o VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos no qual a DIAF esteve presente para estar atualizada das discussões e estratégias para a promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM). Para quem não sabe, o URM é uma prática cuja finalidade é reduzir eventos resultantes da má utilização de medicamentos, os quais incluem utilização de doses maiores ou menores que as indicadas para situação, tratamentos mais prolongados que o necessário, não adesão às terapias, interrupção e outros. Para tanto, a interprofissionalidade é fundamental para a promoção do URM no âmbito de um sistema universal de saúde, o SUS. Saiba mais.
Acreditação Hospitalar - Conferência Web

Nesta sexta-feira dia 20/12, iniciando às 10h da manhã, temos a webconferência sobre "Acreditação em ambiente Hospitalar" com a farmacêutica Shirley Frosi Keller, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Estas webs acontecem uma vez ao mês, sempre às sextas-feiras e é organizada pel Rede Universitária de Telemedicina por meio do Special Interest Groups (SIG) de Cuidados FarmacêuticosClique aqui para mais informações e acesso à webconferência.
Curso sobre Propriedade Intelectual

Curso gratuito de 75h/a oferecido pelo Instituo Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) apresenta uma visão geral sobre diversos temas relativos à propriedade intelectual (com enfoque na legislação brasileira). Mais informações na página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Clique aqui.
 'Past' News ; )

O DIAF News é o informativo virtual da Diretoria de Assistência Farmacêutica.
Publicado de três a quatro vezes ao ano, é  pensado e construído com muita dedicação para informar e atualizar profissionais de saúde de toda SC.

Há diversas matérias interessantes, filtradas e elaboradas especialmente para você. Se você perdeu alguma edição, neste link você acessa os DIAF News passados.
Fique ligado!
Com a palavra, a servidora:

Na SES há exatos 16 anos, estou certa que fiz a escolha certa ao optar por este caminho.

O serviço público é envolvente e fico muito satisfeita em poder esclarecer às pessoas sobre os fluxos do SUS. Procuro sempre lembrar que o meu trabalho reflete diretamente no paciente, que está fragilizado e espera ao menos clareza, delicadeza e boa vontade de escutá-lo e, se possível, resolver seu problema ou dúvida com relação aos medicamentos e processos.

A Assistência Farmacêutica no SUS está cada dia mais empoderada, atuante e com resultados positivos. 
A união de todos nós, a nível central e regional resultará numa maior integração dos farmacêuticos na rede de atenção à Saúde, visando sempre benefícios aos cidadãos.

Acho que estamos alcançando nossos objetivos.

Liemar Coelho Vieira
Farmacêutica e 
Gerente de Administração da Assistência Farmacêutica

GEAAF/DIAF/SPS/SES/SC
Você está recebendo este e-mail pois é um profissional de saúde ou gestor de saúde de Santa Catarina.
Se você não deseja mais receber este informativo clique aqui - descadastrar 

Diretoria de Assistência Farmacêutica. Rua Esteves Júnior, 390 1º andar - Centro, Florianópolis - SC
Contato: diafnews@saude.sc.gov.br






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Diretoria de Assistência Farmacêutica · Rua Esteves Júnior, 390 · Centro · Florianópolis, Sc 88015130 · Brazil

Email Marketing Powered by Mailchimp