Copy

Seja bem vind@ à edição #2 de nossa newsletter!

Estamos assistindo o planeta dar passos largos em direção ao colapso absoluto: as cenas apocalípticas da fuga em massa de civis do Afeganistão, a devastação da Amazônia, a crise hídrica e os mais de seis mil indígenas acampados em Brasília na luta contra o #MarcoTemporal são imagens e fatos produzidos apenas nos últimos meses, repetidos e vistos eternamente pelas redes, impulsionados pelos algoritmos. 

Este novo momento, que ainda tem em sua conta a pandemia da COVID-19, nos provoca a construir novas reflexões - e esse é um dos motes do #FAIL | Tecnologia e Política: pensar mundos a partir de suas falhas e ruínas, evento que o MediaLab.UFRJ e a Lavits realizam a partir do dia 27 deste mês. Habitar a falha é situar-se na pausa que ela impõe, nos desarranjos que ela instaura e — sem ignorar suas ambiguidades e armadilhas — tomá-la como ocasião para novas composições e negociações. Habitar a falha é “permanecer com o problema” (Haraway) e “ocupar as ruínas”, no sentido que Anna Tsing propõe: “dedicar-se ao trabalho de viver juntos, mesmo onde as probabilidades estejam contra nós”. 

Ao longo do evento, vamos percorrer quatro territórios especialmente férteis em falhas, bugs e panes. Dedicaremos uma mesa para cada um desses territórios em pane: #FAIL Neoliberal, #FAIL Tecnológico, #FAIL Climático e #ATAFONA: estéticas da erosão. A mesa de abertura contará com o filósofo camaronês Achille Mbembe e a pesquisadora e curadora Margarida Mendes. As discussões do evento irão circular sobre a urgência de reimaginar e reconstruir a compreensão de nossos tempos justamente neste momento histórico que acumula uma sobreposição de panes. 

Esta edição especial da newsletter também traz alguns apontamentos e indicações que suscitam um pouco mais desta reflexão. Aproveite a leitura. 



 

Produções do MediaLab.UFRJ 

#DOBRAS
Seção do nosso blog que publica regularmente textos relacionados às pesquisas e às pautas atuais sobre tecnologia e sociedade. Os textos escritos pelos pesquisadores e, eventualmente, por alguns convidados têm como intuito divulgar a produção científica para um público mais amplo.

Dobras #48

O mestrando Henry Fragel aborda o app OnlyFans, rede social que não impõe restrições à nudez ou sexo explícito e que monetiza os usuários a partir de conteúdos sexuais. Seu texto fala sobre a plataformização do trabalho sexual e suas possíveis consequências. 

Dobras #49 

Neste artigo, o pesquisador colaborador do MediaLab.UFRJ Ícaro Ferraz Vidal Junior apresenta e comenta cinco obras da exposição "Algoritmo cósmico", que cria tensões sobre as lógicas e operações algorítmicas a partir de campos da cultura para além do domínio tecnopolítico.

#EstamosLendo

É uma seção do nosso blog que publica breves resenhas de livros e artigos que integram pesquisas individuais ou coletivas do MediaLab.UFRJ

Medialab.UFRJ indica

Brutalisme, Achille Membe
O mais recente ensaio do convidado da conferência de abertura do evento #FAIL (ainda sem tradução em português) faz referência ao momento inédito que vivemos, marcado pela renovação do neofascismo, pelo esvaziamento da democracia e pelo triunfo do neoliberalismo.
A Sonic Anthropocene, Sound Practices in a Changing Environment, Margarida Mendes 
O artigo explora alguns conceitos e questões metodológicas que informam a compreensão do que vem sendo chamado de "Antropoceno Sônico", que examina o crescente impacto da atividade humana sobre o meio ambiente. 
Podcast Tecnopolíticas, com Giselle Bieguelman
O professor Sérgio Amadeu convida Giselle Bieguelman para falar de seu recém-lançado livro "Políticas da imagem: vigilância da dadosfera". Na entrevista, a autora fala sobre como nossa vida está sendo mediada por imagens criando um campo de tensões e novas disputas no cotidiano.
Devolta, Diambe
A obra de arte é uma coreografia de encantamento em um espaço público, a Praça Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro, que tem uma estátua de D. Pedro I. O ritual consiste em um círculo de fogo em torno da estátua para falar sobre a naturalização dos genocídios que se repetem sobre a população mais vulnerável.
 
Educação Vigiada é a pesquisa recém lançada pela Rede Lavits, que contém o mapeamento de 447 instituições públicas de ensino superior da América do Sul, identificando a presença massiva de grandes empresas de dados no gerenciamento de domínios de e-mail dessas instituições.
 
#FAIL
Anote em sua agenda a programação completa do #FAIL e não perca nenhuma mesa. 
Expediente:
Edição: Debora Pio
Conteúdo: Debora Pio, Manuella Caputo, Paula Pereira e Paulo Faltay
Revisão: Fernanda Bruno, Anna Bentes, Paula Pereira e Paulo Faltay
Design: Henry Fragel e Paula Pereira 
Facebook
Twitter
Link
Website
Copyright © 2021 MediaLab.UFRJ, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

Email Marketing Powered by Mailchimp