Copy
Logo
Banner com logotipo da cercipeniche e mensagem Parabéns Cercipeniche. Do lado direito faixa azul com dois jovens abraçados e a frase Desde 1977 ao serviço das pessoas!

Editorial

Mais três meses de tanto trabalho, mas sobretudo de Pessoas.

De uma casa cheia, de sonhos, de vontades, mas também de dificuldades que sobram, mais do que deveriam! De preços que sobem, de apoios que tardam... que esticamos, mas que não esticam mais.

Mas porque outubro foi mês de festa, talvez não seja para falar nestas coisas, porque tristezas não pagam dívidas!

Festejámos 45 anos numa casa feita de sonhos e de obras. E porque novembro foi tempo de magia e “magia é o que fazemos”, “pirilampeámos” pela cidade, rufando tambores com sons de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Pelo caminho, ainda concluímos e inaugurámos a nossa cozinha, abrimos as velas ao nosso moinho, iniciámos novos percursos formativos, criámos a Comissão para a Igualdade e participámos em vários projetos e iniciativas.

45 anos ao serviço das pessoas!

"Chegamos? Não chegamos?

- Partimos. Vamos. Somos."

(Sebastião da Gama)

Desde 1977 ao serviço das pessoas!

Comemorámos no passado dia 12 de outubro 45 anos!

Fundada a partir da sociedade civil, com o desígnio de criar respostas educativas para as crianças com deficiência que, há 45 anos não tinham respostas na comunidade, hoje somos uma organização sólida que presta apoio a mais de 400 pessoas diariamente.

Entre muitas pessoas e memórias, não podemos deixar de lembrar o Presidente e amigo Rogério Cação e fazer desta lembrança o mote para continuarmos a trabalhar ao serviço das pessoas! Mas com ele, centenas de outras pessoas e vontades convergem num esforço comum: fazer mais pessoas felizes.

É a todas as pessoas, que estão e que estiveram presentes, que inspiram, que lutam, que acreditam, que desafiam e que tornam a Cercipeniche uma casa que a comemoração dos 45 anos foi dirigida.

Iniciámos o dia 12, com um barulhento rufar de tambores, percorrendo as ruas da cidade de Peniche e anunciando a alegria de quem está em festa. Juntámo-nos à tarde para cantar os parabéns e visualizar em conjunto um vídeo alusivo ao nosso aniversário.

No dia 14 de outubro, realizámos um jantar-convívio para colaboradores/as e corpos sociais. A iniciativa realizou-se no Hotel Star In Peniche, com a animação musical a cargo dos Cauda de Tesoura. Após a pandemia, bem que estávamos a precisar de momentos de confraternização, para recarregar baterias.

A festa foi de todos/as nós! A festa foi da Cercipeniche!

" Isto vai, meus amigos, isto vai!"

Campanha Pirilampo Mágico 2022

banner alusivo á campanha do pirilampo mágico

HORA #BEACTIVE - Ação Jamor

A Cercipeniche participa, #BEACTIVE!

8ª edição da Semana Europeia de Desporto!

Participámos em mais uma atividade realizada no âmbito da Semana Europeia do Desporto em parceria com a FENACERCI e o Instituto Português de Desporto e Juventude I.P (IPDJ). Foi atribuído um voucher à Cercipeniche, no valor de 250€, para possibilitar a prática de atividades desportivas.

A avaliar pelas imagens, foi bastante divertido!

#BEACTIVE, #SED2022 #IPDJ #SemanaEuropeiadoDesporto #Fenacerci.

CERIN – Efemérides que relembram temas sempre atuais…

No CACI - Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão, aproveitámos a celebração dos dias especiais para aprender mais.

Uma dessas datas especiais foi o Dia Internacional da Paz, 21 de setembro. Neste dia relembrámos que seria importante que o Mundo se unisse para celebrar e construir, em vez de dividir os povos e as nações.

Celebrando o Dia Mundial do Coração a 29 de setembro, relembrámos o amigo Rogério Cação e relemos o livro “Coração Bom, Bom Coração”, revisitando os cuidados a ter com um coração saudável, mas também aproveitando as deixas para nos tornarmos pessoas mais empáticas e solidárias.

Celebrámos ainda a Semana Europeia do Desporto, de 13 a 30 de setembro, salientando a importância de uma vida ativa e saudável, combatendo o sedentarismo e o envelhecimento precoce. E a 1 de outubro, Dia Nacional da Água divulgámos ideias para poupar água, chamando a atenção para este recurso natural, que é de todos, sendo essencial para a existência e sobrevivência das diferentes formas de vida.

A 10 de outubro falámos sobre o Dia Internacional da Saúde Mental. Aprendemos que é importante desmistificar crenças associadas a este tema e identificámos alguns sinais de alerta e formas de pedir ajuda. Aprendemos que há muitas pessoas que vivem em sofrimento e não têm acesso a cuidados e que seria importante haver mais investimento nesta área para que os cuidados fossem acessíveis a todos.

Ainda a 16 de outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Alimentação e, entre outras iniciativas fomos ao Mercado Municipal. Nunca é de mais falarmos sobre a importância de uma alimentação variada, com produtos frescos e não processados. Não esquecer de beber água e dar preferência aos produtos e produtores locais.

Claro que fizemos ainda muitas outras coisas, como visitas, convívios e as atividades regulares. Mas aprender é o que nos faz ser hoje melhores do que ontem!

CERISC - Semana dos Animais

No âmbito do Dia dos Animais que se celebra a 4 de outubro, o CERISC organizou a Semana dos Animais de 26 a 30 de setembro.

Para cada dia foi escolhido um animal e os clientes puderam, ver, fazer festas, apreciar e disfrutar da sua companhia. Assim, tivemos duas galinhas poedeiras, um cão, um coelho, uma tartaruga e um gato.

Fomos ainda visitar o Dog Hostel Peniche nos Casais Brancos, onde os clientes assistiram a demonstrações e interagiram com os cães.

Foi uma semana muito diferente e que queremos repetir, pois o contacto com os animais foi fantástico e estimulante para os nossos clientes.

CREAP - Formação Profissional Inicial

O CREAP – Centro de Formação Profissional, iniciou três cursos, Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade - Nº da operação: POI SE-03-42I5-FSE-000075:

Operador/a de Jardinagem - PC, Assistente Administrativo- PB e Assistente Familiar de Apoio à Comunidade- PB, tendo sido admitidos/as um total de 25 formandos/as.

Encontram-se abertas as inscrições para os cursos de: Operador/a de Acabamentos de Madeira e Mobiliário – PB, Operador/a de Armazém - PC, Operador/a de Jardinagem - PC.

Foram colocados/as em FPCT (Formação Prática em Contexto de Trabalho) um total de 11 formandos/as:

4 formandos/as do curso de Operador/a de Jardinagem - PC;

5 formandos/as do curso de Assistente Comercial - PC;

2 formandos/as do curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade - PB

Agradecemos desde já a colaboração das entidades/empresas nossa parceiras. Juntos promovemos a Inclusão em Mercado de Trabalho e construímos uma sociedade “mais igual” para todos/as.

Vamos diminuir os degraus da desigualdade!!

27 de outubro - Dia Mundial da Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que tem como principal objetivo habilitar a pessoa para a ocupação, avaliando as suas competências e identificando as suas limitações, de modo a promover ao máximo a sua autonomia, independência e envolvimento nas Atividades de Vida Diária. Esta atuação é possível com pessoas de todas as idades, desde a neonatologia até à geriatria.

Entende-se por ocupação, todas as atividades diárias que dão estrutura à vida e são significativas para a pessoa, tais como vestir, comer, tomar banho, descanso e sono, educação, trabalho, lazer, brincar/jogar e a participação social na comunidade, família e com os pares/ amigos. Após uma avaliação realizada pelo terapeuta ocupacional, são traçados objetivos terapêuticos e é delineada uma intervenção terapêutica, baseada nas ocupações, em conjunto com o cliente. Esta intervenção pode passar pelo treino de Atividades de Vida Diária (AVD’s), pelo treino de competências motoras estimulação cognitiva aconselhamento de produtos de apoio, aconselhamento de estratégias aos cuidadores e, ainda pela adaptação do contexto e das atividades.

Na Cercipeniche contamos com 3 Terapeutas Ocupacionais que atuam nas várias valências: CERISC, CERIN, SIT e CRI. Como é tradição, no dia 27 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, dia em que as estagiárias da Escola Superior de Saúde de Leiria que estão connosco, em conjunto com as terapeutas Paula e Mariana, dinamizaram uma atividade com o objetivo de promover a profissão junto dos clientes da nossa Organização. Foi uma forma divertida de refletirmos sobre esta profissão e os seus benefícios junto daqueles que beneficiam desta terapia.

Terapeuta Ocupacional Mariana Bento

Obras na Cozinha Central da Cercipeniche

Melhorias no espaço exterior

Projeto Fórum da Economia Social para a Igualdade

Projeto 3M - Mudar, Mobilizar para os direitos das Mulheres com deficiência

Projeto Sustainable Service in DS

Projeto IDemocracy

Grupo de Autorrepresentantes

Sessão de informação sobre os apoios à contratação de pessoas com deficiência e incapacidade

A Cercipeniche esteve presente no VI Encontro Nacional de Molinologia

Cartaz azul e verde sobre o sexto encontro nacional de molinologia 2022

Decorreu nos dias 8 e 9 de outubro o VI Encontro Nacional de Molinologia, que teve lugar na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha. A organização do evento esteve a cargo da Etnoideia e do seu Coordenador Dr. Jorge Miranda.

Foram dois dias de debate e apresentação sobre projetos de preservação, dinamização e recuperação de Moinhos, como forma contribuir para o desenvolvimento das Regiões, na sua função social, cultural e até económica dos Moinhos na atualidade. Foram apresentados projetos de vários tipos de engenhos, moinhos de torre, moinhos de madeira, moinhos de maré, moinhos de rodízio, moinhos de água, espalhados de Norte a Sul do país, também um projeto de Curitiba no Brasil.

O nosso Moinho da Fialha acolheu os cerca de 45 visitantes que faziam parte da comitiva deste evento e foram de recebidos de velas abertas pelo João Costa, responsável pelo projeto. Foi feito o enquadramento histórico do moinho e demonstrado o seu funcionamento.

Até o nosso burrinho Galileu esteve bem-disposto para acolher os visitantes.

"O que significam os 45 anos da Cercipeniche?"

“No passado dia 12 a Cercipeniche fez 45 anos e isso significa muito para mim. Comemorámos a tocar bombos e fomos ao centro da cidade.” Sofia Margarida Simões (pessoa apoiada pelo CERIN)

“Quarenta e cinco anos que a Cercipeniche faz de aniversário. Se me perguntassem se eu gosto de cá andar, eu direi que sim. É uma segunda casa para mim. Aqui tenho feito amizades e vou aprendendo com o dia-a-dia.” Luís Noivo (pessoa apoiada pelo CERIN)

“Estar na Cercipeniche para mim é muito importante porque desde que cá estou tenho aprendido muitas coisas. Aqui conheci amigos novos, já fiz muitas amizades, e isso também é muito importante para a vida. Se não tivesse vindo para a Cercipeniche se calhar não era a mulher que sou hoje e não tinha aprendido muitas coisas importantes sobre a vida.” Beatriz Nogueira (residente Lar Porto de Abrigo)

“Antes de entrar na Cercipeniche estava em casa tomar conta dos meus sobrinhos. A minha mãe não tinha o conhecimento da existência da Cercipeniche e quando vinha para Peniche dar aulas trazia - me com ela e deixava-me na secretaria da escola com as senhoras funcionárias. Ficava a fazer desenhos, pintava e oferecia a elas. Quando vim para a Cercipeniche tratei do passe da rodoviária e comecei a aprender muitas coisas novas. A Cercipeniche para mim é a minha segunda casa porque é aqui que passo a maior parte do tempo. Estou sempre ocupada e convivo com os meus colegas e faço as minhas atividades.” Maria Adelaide Jacinto (pessoa apoiada pelo CERIN)